Artigos de menuUltimas notícias

Essas 5 perguntas indicam se você é mentalmente mais forte que a maioria

A capacidade de regular eficazmente nossas emoções, pensamentos e comportamentos, mesmo em situações desafiadoras, conhecida como autorregulação emocional, é fundamental para nossos relacionamentos.

Essa habilidade é compartilhada por muitos dos líderes mais bem-sucedidos do mundo, conforme explicado por Scott Mautz, especialista no assunto e treinador do LinkedIn Learning, em entrevista à CNBC.

Mautz formulou diversas perguntas que nos permitem medir nossa força mental. Se a maioria das suas respostas for “sim”, você tem muito a comemorar, pois possui uma força mental superior à média.

  1. Quando há dificuldades em sua vida, você é resiliente?
    Resiliência é a capacidade de se recuperar e avançar diante das dificuldades. Segundo o especialista, a força mental é determinada pela forma como você enfrenta os desafios. Em vez de focar nas dificuldades, uma pessoa mentalmente forte aceita a situação, gerencia suas emoções e segue em frente, aprendendo com a experiência.
  2. É capaz de controlar suas emoções negativas quando surgem?
    Pessoas mentalmente fortes conseguem reconhecer e gerenciar suas emoções, sejam elas positivas ou negativas, sem permitir que essas emoções as dominem. Elas não escondem o que sentem, mas sim aceitam e lidam com suas emoções de maneira saudável e construtiva.
    Scott Mautz explica que, ao sentirem suas emoções se intensificarem, pessoas mentalmente fortes respiram fundo, fazem uma pausa e, se
    necessário, se distanciam da situação. Elas não permitem que suas emoções as conduzam a lugares indesejados.
  3. Você trabalha bem sob pressão?
    Mautz explica que o sucesso está ligado à nossa atitude e resposta ao estresse. Ser mentalmente forte envolve ver os desafios como oportunidades, não ameaças. Quando percebemos algo como uma ameaça, nosso corpo reage com sintomas de estresse intenso, como
    coração acelerado, mãos suadas e músculos tensos.
    Por outro lado, focar na resolução do problema em vez do estresse nos ajuda a melhorar a concentração, controlar emoções e pensamentos, e
    aumentar nosso desempenho.
  4. Você evita se comparar com os outros?
    Comparar-se com os outros pode afetar negativamente nossa saúde mental e emocional, frequentemente fazendo você se sentir inferior. Pessoas mentalmente fortes focam em se comparar com suas versões passadas e presentes, e em como desejam ser no futuro.
  5. Você assume a responsabilidade por suas ações?
    Indivíduos mentalmente fortes enfrentam suas desculpas e crenças limitantes, questionando o que as impede de avançar. Eles também assumem a responsabilidade emocional, aceitando as consequências de suas ações e fazendo o que é certo, sem medo ou vergonha de
    cometer erros.

Como cultivar uma atitude mental forte?
As evidências apontam que a resistência mental tem uma forte ligação genética. Mas, embora algumas pessoas pareçam ter a resistência mental de forma bastante natural, estudos sugerem que ela também é uma habilidade que pode ser aprendida e fortalecida. Veja como treiná-la:
Acredite na sua capacidade de alcançar seus objetivos;
Concentre-se em motivações intrínsecas em vez de em recompensas externas;
Não deixe os contratempos lhe derrubarem;
Estabeleça metas, crie estratégias de como conquistá-las e tome a iniciativa de atingi-las;
Mantenha o foco diante da distração;
Entenda que haverá altos e baixos na vida;
Mantenha seu senso de controle;
Persista, mesmo quando for difícil;

Encontre suporte de pessoas que você admira para lhe ajudar.

Que fique claro que tudo isso pode envolver dar passos todos os dias para alcançar seus objetivos, mesmo quando eles parecerem distantes
e você estiver desmotivado. Ser mentalmente forte não é algo que acontece de repente; trata-se mais de hábitos diários que ajudam as pessoas a enfrentarem os tempos difíceis para realizar suas ambições.

Fonte: VivaBem/UOL